terça-feira, 1 de julho de 2014

Como cuidar de peças bordadas em linho.


Apesar de ter um número já considerável, para mim, de visualizações, não tenho seguidores. Isso impossibilita a inter relação com as pessoas. Por isso, solicitava a todos os que visualizam este blog que colocassem se gostam e que façam um comentário. Também o facto de não ter seguidores nem comentários não sei será por eu ser uma principiante e autodidata nestas questões de blog, ou então, porque está alguma coisa mal feita ou por fazer, que torna impossível essa interrelação e a falta de comentários.


Agora vou passar para outro assunto. Há uns dias atrás prometi que apresentaria a forma como engomo os meus trabalhos bordados à mão, em tecido de linho, como os jogos americanos que apresentei.

Assim temos:

1º Depois do trabalho concluído, isto é, um bordado, ou o bordado e ajours, ou ainda, vários bordados e crochet, à que lavar o trabalho em água morna ou tépida. Verificar  se o trabalho tem alguma nódoa mais difícil de tirar, que, por acaso, sem se querer, caiu qualquer coisa, porque, senão, corre-se o risco de depois de se lavar, a nódoa ainda lá ficar. Deve-se tirá-la com um limpa nódoas,  adequado à mesma, ou, então, passar com sabão natural, esfregar com as mãos, e depois por a corar. Para quem não saiba o que é corar eu digo. Consiste em pôr a peça molhada e ensaboada, estendida, ao sol,  em cima de uma erva (relva) que não marque.

2º Se o trabalho não tiver nódoas, só tem  a sujidade de andar nas mãos durante a execução e um pouco do risco, por exemplo, que se ficou a ver, então, recomendo que seja colocado o trabalho em água quente, com um pouco de detergente de lavagem à mão e esfregar um pouco, até sair toda a sujidade. 

3º De seguida, passar por água limpa e pôr a secar.
Não se deve torcer o trabalho, mas sim deve-se a escorrê-lo para que o mesmo não fique muito engelhado/enrrugado.

4º Colocar a secar, mas não com sol intenso, ou então, colocar à sombra, senão, seque um pouco na máquina de secar,

5º Passe a ferro, pondo uma ou duas toalhas de felpo por debaixo do jogo e, borrifando um bocadinho com um pouco de goma. Aquela goma que se compra para engomar serve. Senão, faça a sua própria goma e deite no borrifador para outras aplicações, sai mais barato (mais tarde explicarei como faço a goma).

6º Ao passar a ferro (ou a engomar) faça-o sempre do lado do avesso, nunca do lado do direito, para que não ganhe lustro o trabalho, para que fique perfeito e para que não se danifique o mesmo. Desta forma o trabalho vai sobressair e se o trabalho tiver bordado em relevo, então ainda fica mais lindo.

7º Por fim, é só guardar ou utilizar.


Sem comentários:

Enviar um comentário