quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Bordado HARDANGER-História

A documentação sobre o bordado HARDANGER é escassa e, como tal, a sua história não foi muito bem documentada, porém, tornou-se conhecida de uma forma popular no período do Renascimento, quando o uso do linho para as peças de vestuário teve um aumento significativo. Este bordado espalhou-se a caminho da Itália, onde as rendas com ponto Taglito e Rialto eram feitas. A estrela de oito pontos do bordado hardanger foi encontrada num bordado na Índia e é um símbolo universal.
Originalmente este bordada era chamado de Norwegian Drawn Work, no entanto acabou sendo conhecido como Hardanger, isto porque a sua origem no Fiorde Hardanger, no noroeste de Stavanger, na Noroega.
O Hardanger é elaborado com pequenos vazados, quadrados e geométricos, seguindo a trama do tecido. Possui uma grande variedade de estrelas e é trabalhado com quatro fios de tecido. O caseado, ponto de cetim, ponto de cabo, ilhós, enchimento com fios cruzados e barras tecidas, são alguns dos pontos usados na técnica do Hardanger.

Sem comentários:

Enviar um comentário